Slider 4 1 1 Slider 4 Slider 5
1 2 3 4

Arquivo do blog

Follow by Email

20 de Setembro ..... Orgulho Gaúcho!




Não sabe que dia é dia 20 de setembro??? Isso é imperdoável!

Resumindo... Em 1835 o geneal Bento Gonçalves e os demais gaúchos declaram guerra ao império brasileiro. Os abusos com a compra de charque (da Argentina, deixando o nacional apodrecer) teriam fim e o povo não seria mais submetido àquele regime... Eles queriam a independência.

Claro que sabemos que a Revolução Farroupilha nem sequer foi uma revolução, foi uma Guerra (talvez civil). E também o Rio Grande do Sul, por mais que o sentimento separatista ainda viva na maioria dos gaúchos, continua sendo um estado da Republica Federativa do Brasil. Mas isso não tira o nosso orgulho. Batalhamos por nossas idéias, cultivamos nossos costumes e honramos nossa palavra. Enquanto o príncipe estava "no arbusto", os generais estavam esfarrapados (daí vem o "farrapos") e com uma paixão patriótica.

Por mais que essa leitora aqui seja apaixonada por história, esse não é um blog histórico. Se quiser saber mais sobre essa data tão marcante para os gaúchos, joga na wikipédia, assiste A Casa das Sete Mulheres e etc... Não é difícil, é um assunto bem abordado.

O interessante de ser gaúcho, são as tradições. Desde o final de agosto já se podia ver algumas pessoas indo para o Acampamento Farroupilha que hoje em dia todas as cidades tem, todas elas a cavalo e com a bandeia do estado. Dia 20 acontece os desfiles, com os divesos Centros de Tradições Gaúchas mostrando as mulheres mais prendadas, que além de saberem bordar, dançar e o tamanho certo da saia do vestido, sabem tudo sobre a história do estado, mostrando os rapazes com a pilcha e bombacha, cavalgando ou dançando o fandango.

Eu sempre honrei minha terra, dou muito valor os meus antepassados, as vestes, as musicas, ao aprendizado que só um gaúcho recebe! Tomar chimarrão , falar "tchê" "bah" "tu" etc... são nosso jeito de ser diferente.

E uma curiosidade. Você sabe por que a bandeira do Rio Grande do Sul é como é? Ainda na Revolução, os gaúchos queriam mostrar uma forma de luto pela corrupção do império... A bandeira nacional, verde-e-amarela, estaria manchada de sangue. Por isso que a bandeira do RS é uma listra vermelha entre o verde e o amarelo.





    Ser Gaúcho é ter orgulho de ter nascido no Rio Grande do Sul.
     É valorizar a CULTURA e a CORAGEM que nossos antepassados tiveram em defender nossa terra com bravura.
     É tomar chimarrão, usar bombacha, andar a cavalo ou dizer ''Chê" a todo momento .
     Ser Gaúcho é ser trabalhador, divertido, e sempre responder "GAÚCHO" ao invés de brasileiro, quando te perguntam.... o que voce é.









5 comentários:

  1. É isso ai garota! A gente nunca pode se omitir, ter um orgulho desses é fabuloso, apesar de eu não ser gaucha kk- Por isso eu tenho orgulho de ti =]
    Queria que desse uma olhadinha aqui: http://ell-keepmysecrets.blogspot.com/2011/09/uma-carta-para-sabrina.html
    Fiz com carinho pra ti, pode ter certeza! Se der segue meu bloguinho. Te adoro demais!!!! Beijos miga...

    ResponderExcluir
  2. Oxi q post tudo , dgino de uma gauchinha, taí uma terrinha q tinha a maior vontade de conhecer..
    Terra das misses brasil ,aonde so se encontra mulheres bonitas assim como vc Sabri.

    Bjnhs =*

    http://bydannnyzinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. "nossos antepassados tiveram em defender nossa terra com bravura."

    orgulho de ser gaúcha!!!!

    ResponderExcluir
  4. poxa que legal em ! :) flor passa lá no blog que tem selinho pra vc lá ! :) isso mesmo ! vc esta entre os meus 10 blogs aprovados ! passa lá a confira ! bjuscorderosa♥

    ResponderExcluir
  5. amoreeeeeeeeeeeeesss obg por tudooooo obg pelo carinho de voces!!!

    s2

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu comentário. Ele é muito importante para o crescimento e desenvolvimento do blog. Não esqueça de voltar aqui para ler a resposta. ❤


Beijões :*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
By Iâni Naíra